Mente sã, corpo são

inna & co
2 min readSep 22, 2020

Hoje em dia, principalmente com as redes sociais, a estética está supervalorizada. As pessoas cuidam da aparência, do exterior, dizendo que estão cuidando da saúde, quando na verdade só estão olhando pro espelho e pro que sai nos resultados de exames. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é muito mais que isso:

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade.”

Ou seja, se você se alimenta bem, faz exercícios físicos, bebe água suficiente, mas convive diariamente com altos níveis de estresse, fazendo horas extras, sem tempo (nem paciência) pra família e amigos, sinto em te dizer que você não é saudável.

Esse ritmo acelerado em que a gente vive e essa busca constante por performance e produtividade desequilibra as nossas emoções, afeta a nossa saúde mental e contribui cada vez mais pro desenvolvimento de transtornos mentais.

Nossa…transtornos mentais… saúde mental… você não está exagerando? Na verdade não. Essas expressões é que são mal interpretadas e carregadas de preconceitos quando na verdade deveriam fazer parte do nosso dia-a-dia.

O termo “saúde mental” não tem uma descrição definida, mas está relacionado com:

  • nossas reações às exigências, desafios e mudanças da vida;
  • nossa capacidade de reconhecer e respeitar nossos limites;
  • nossa habilidade para lidar com nossas emoções.

A forma como você lida com essas coisas, define a qualidade da sua saúde mental.

Se você tá sentindo cansaço que não passa, se tá tendo dificuldade pra lidar com stress, se concentrar e produzir, você tá precisando cuidar da sua saúde mental.

Não é fraqueza, preguiça, incapacidade, descontrole, loucura, etc. É o corpo dando sinal de que precisa de cuidados, assim como quando você sente uma febre ou alguma dor. Ignorar os sintomas não faz de ninguém uma pessoa forte, obstinada e com força de vontade… só mostra descaso consigo e com a saúde e pode levar a transtornos como: ansiedade, síndrome do pânico, síndrome de burnout e depressão, entre outros.

Infelizmente muitas pessoas escondem ou NEGAM ter transtorno mental (ou que pessoas próximas a elas tenham) por causa do preconceito — que, às vezes, elas mesmas carregam. É preciso entender que transtornos mentais são doenças com diagnóstico médico e tratamento, que DEVEM SER ENCARADOS e tratados.

Não somos máquinas! Somos animais vulneráveis a doenças mentais e não há nenhuma vergonha nisso (você não se envergonharia em dizer que tem diabetes ou problema cardíaco, certo?). Então, cuide da sua saúde mental! Como já dizia a expressão em latim:

“Mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são – ou a versão minimalista: mente sã, corpo são).

--

--

inna & co

Busca constante em tirar as pessoas do piloto automático e colocá-las como protagonistas de suas próprias vidas. Conheça mais em www.inna.com.br