Seja a sua prioridade

inna & co
2 min readAug 24, 2020

Tem que trabalhar. Tem que vestir a camisa da empresa. Tem que fazer cursos pra se atualizar. Tem que trabalhar com o que ama. Tem que trabalhar com propósito… se o trabalho não tem propósito, então tem que ter um projeto paralelo. Tem que manter a casa em ordem. Tem que se alimentar bem. Tem que acompanhar as notícias. Tem que assistir as séries que tá todo mundo comentando. Tem que ler aquele livro interessante. Tem que praticar exercício físico. Tem que ver o que estão postando no instagram. Tem que postar no instagram. Tem que assistir aquela live. Tem que ajudar as pessoas a sua volta. Tem que ser boa companhia.

A autocobrança por estar sempre produzindo, sendo “útil”, gera sobrecarga, stress e ansiedade. Os “quereres” e as possibilidades são infinitos, mas o tempo não. Fica difícil escolher do que abrir mão, então a gente coloca o máximo possível de atividades e o mínimo possível de descanso dentro de 24h (afinal, o tempo descansando é tempo inútil, né?).

Acontece que o desequilíbrio não é só de produtividade, é mental e hormonal. O corpo responde: o foco e a concentração diminuem, o cansaço aumenta, entro outros sintomas que variam de pessoa pra pessoa. Como estamos acostumados a ignorar os sinais do nosso corpo, interpretamos tudo isso como preguiça, procrastinação, falta de disciplina, baixa produtividade e aumentamos ainda mais a sobrecarga, o stress e ansiedade.

Photo by anja. on Unsplash

É preciso aprender a ouvir o corpo. É preciso entender que ócio, descanso e contemplação, não podem ser considerados tempo inútil! O corpo e a mente precisam descansar, precisam se recuperar pra continuar produzindo.

Definir seus limites e onde focar é fundamental pra sua saúde mental. Você pode até tentar equilibrar todos os pratinhos, mas se todos eles estão no ar, quem está no chão é você. É preciso escolher qual pratinho vai cair de vez em quando pra você se manter saudável e de pé.

Ninguém dá conta de tudo, nem acerta tudo sempre. Todo mundo deixa a desejar às vezes, e tá tudo bem!

--

--

inna & co

Busca constante em tirar as pessoas do piloto automático e colocá-las como protagonistas de suas próprias vidas. Conheça mais em www.inna.com.br