Só skincare não é autocuidado

inna & co
2 min readDec 15, 2020

Estamos presenciando um boom de skincare e as pessoas estão associando rotina de cuidados com a pele com autocuidado. Se você está nesse barco, afirmando que se cuida porque passa creme ou faz máscara de argila, é preciso acender um alerta! Apesar dessa associação não ser de toda errada, ela é muito rasa.

Cuidar da pele pode sim ser autocuidado, desde que você esteja aproveitando o momento pra você, pra se olhar, se curtir, e PRINCIPALMENTE, pra de fato cuidar da sua pele, e não apenas repetir rotinas de máscaras, cremes e outros produtos porque viu um monte de gente fazendo, porque disseram que você TEM QUE fazer.

Autocuidado não é opressão, não pode ser cobrança – ainda mais vinda dos outros – isso não faz sentido! Autocuidado é olhar pra você, fazer algo por si, pra se cuidar. E não é um cuidar estético, são cuidados com o seu físico, emocional e mental, num sentido mais amplo. É claro que olhar pra estética pode sim fazer parte, porque tem a ver com a nossa autoestima, mas é preciso ir além.

Autocuidado é uma jornada individual que envolve autoconhecimento e experimentações. É um processo de ir aprendendo e entendendo como se respeitar mais, como se tratar melhor, o que funciona e o que não funciona pra você. Não tem a ver com dinheiro e produtos e sim com carinho, com tirar um tempo pra você e SE OLHAR! Entender suas necessidades e suprir.

Não é egoísmo, não é frescura, coisa pra quem tem tempo e dinheiro. É uma necessidade humana básica. Cuide do seu corpo, da sua saúde mental e das suas emoções. Se priorize e veja como a sua vida muda pra melhor!

--

--

inna & co

Busca constante em tirar as pessoas do piloto automático e colocá-las como protagonistas de suas próprias vidas. Conheça mais em www.inna.com.br