Tá realmente tudo bem não estar bem?

inna & co
2 min readSep 1, 2020

“Tá tudo bem não estar bem” é o grande chavão do ano e, apesar de eu mesma já ter usado logo que surgiu, me peguei pensando mais profundamente sobre ele nas últimas semanas.

A mensagem mais óbvia é: “não se culpe por não estar bem, estamos vivendo tempos difíceis e não estar bem é justificado”. Mas essa não é a única mensagem que carrega (e é isso que me preocupa). O que tá implícito é: “tá tudo bem você não estar legal, tem um monte de gente passando pelo MESMO que você, é normal. É por causa da pandemia e VAI PASSAR.”

Esse chavão além de normalizar o “não estar bem”, não respeita individualidades, coloca todo mundo no mesmo pacote, e saúde mental é tema delicado demais – que eu sempre reluto em escrever sobre – em que, na minha opinião, não cabem frases motivacionais sendo espalhadas de forma rasa e genérica.

Como esse tema ainda é tabu, é muito difícil admitir, até pra si, que não tá bem. Nosso ego insiste em falar que é frescura, é fraqueza, é preguiça, nos colocando pra baixo. O ego insiste em nos comparar com as outras pessoas e falar: “tá vendo? tão passando pelo mesmo que você e seguindo em frente, então você TEM QUE aguentar o tranco também.”

Mas a verdade é que ninguém tá passando pelo mesmo que você. A sua jornada é única. A sua forma de sentir é única. O que te afeta e forma como te afeta são só seus. Ninguém sabe o que você tá sentindo, só você.

É claro que é importante não se culpar por não estar bem, mas é ainda mais importante perceber o quão mal você está, admitir pra si sem julgamento, sem vergonha e procurar ajuda. Converse com pessoas que você confie, converse com quantas pessoas você precisar pra conseguir entender pelo que você tá passando. Se necessário, procure ajuda psiquiátrica e/ou psicológica (se fosse uma perna quebrada não haveria hesitação, por que então hesitar quando se trata de um problema mental?).

Não tá tudo bem não estar bem e não fazer nada a respeito. Não tá tudo bem não estar bem e achar que vai passar assim como começou. Não tá tudo bem não estar bem e se isolar. Não tá tudo bem não estar bem e se diminuir achando que é fraqueza sua, que você tem que ser forte.

Tá tudo bem não estar bem… desde que você procure ajuda pra ficar bem!

--

--

inna & co

Busca constante em tirar as pessoas do piloto automático e colocá-las como protagonistas de suas próprias vidas. Conheça mais em www.inna.com.br